sexta-feira, 10 de abril de 2009

Programa Áreas Protegidas da Amazônia

ARPA é o maior programa de conservação do planeta, e sua missão é proteger de forma significativa e representativa a biodiversidade da Amazônia brasileira.
O ARPA é um programa do governo brasileiro criado em 2003 para expandir, consolidar e manter uma parcela significativa do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) no Bioma Amazônia.
Inicialmente criado para proteger cerca de 50 milhões de hectares de florestas tropicais na Amazônia, o ARPA tem o desafio de promover a criação e a consolidação de unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável, bem como criar estratégias de sustentabilidade financeira de longo prazo, contemplando o apoio ao desenvolvimento das comunidades locais. Para isso:
• Identifica áreas prioritárias e representativas da diversidade biológica da Amazônia;
• Promove a criação e consolidação de unidades de conservação (UCs) articuladas em conjuntos de áreas protegidas;
• Cria estratégias de sustentabilidade financeira de longo prazo, contemplando o apoio ao desenvolvimento das comunidades locais;
• Avalia a efetividade das áreas protegidas e monitora a conservação da diversidade biológica.
As metas do Programa serão alcançadas ao longo de dez anos, em três fases distintas e complementares de implementação:
• Fase I (2002-2008)
• Fase II (2009-2013)
• Fase III (2014-2016)
As unidades de conservação apoiadas pelo Programa ARPA abrangem três categorias de unidades de conservação de proteção integral (parques, reservas biológicas, estações ecológicas), e duas de unidades de conservação de uso sustentável (reservas extrativistas e reservas de desenvolvimento sustentável).

Atualmente, o ARPA abrange cerca de 32 milhões de hectares de unidades de conservação da Amazônia. São 61 unidades de conservação (federais e estaduais) apoiadas, 31 UC de proteção integral e 30 de uso sustentável, além de 20 estudos para criação de novas unidades de conservação.
Fonte: Secretária do Meio Ambiente

Nenhum comentário: